A nova linha de financiamento imobiliário oferecida pela CAIXA vale a pena?

Nos últimos meses, a Caixa começou a oferecer uma nova linha de crédito para financiamento imobiliário com taxa de juros vinculada à rentabilidade da poupança. Essa nova forma de financiamento proposta pelo banco terá juros a partir de 4,75% anuais e até 35 anos para o pagamento. Sendo assim, nos dá Ágil, separamos algumas informações para sanar suas dúvidas quanto essa nova linha.

Já foi comprovado que essa é uma das mais baratas do mercado atualmente, na qual combina uma parte fixa, mais uma parte variável corrigida pela Selic. Hoje, a parte fixa costuma variar entre 3,35% e 3,99% ao ano, dependendo do relacionamento com o banco, enquanto a variável é a remuneração da poupança.

Assim, como a poupança, atualmente, rende 70% da Selic, a conta fica em 1,40% mais a parte fixa. Portanto, a nova linha conta com uma taxa máxima de 10,16% ao ano (6,17% da poupança mais 3,99% da parte fixa), caso a Selic suba.

Atualmente, a Caixa possui três outras linhas de financiamento. Ao compararmos a nova opção com as outras, podemos afirmar que ela é a mais barata, porém, a diferença cai se a Selic sobe – o que já aconteceu recentemente e tende a variar nos próximos meses – diminuindo a vantagem para outras linhas, como a pré-fixada, por exemplo.

Sendo assim, o mais recomendável é que o recebedor avalie a opção que melhor se adeque a sua fonte de renda, pois no curto prazo essa linha é mais barata, mas como esse financiamento é de longo prazo o risco de alta nos juros deve ser levado em conta!