É comum que muitas pessoas se sintam inseguras na hora de financiar um imóvel pelo fato de esse ser um negócio de longo prazo, podendo chegar a até 25 ou 30 anos de parcelas devido ao alto valor agregado do bem adquirido.
Além disso, quanto maior o prazo para quitação do financiamento, maiores também são as taxas de juros embutidas no valor, independente se a negociação foi feita com parcelas fixas ou variáveis. Por isso, a amortização é a melhor opção para acelerar o pagamento das parcelas e, consequentemente, reduzir os valores gastos com juros.
Existem duas formas principais para se realizar a amortização: pagar uma parte do saldo devedor, ou antecipar parcelas.
Em ambos os casos, o ideal é realizar simulações junto à instituição financeira responsável pelo financiamento, para que dessa forma se possa decidir qual a opção mais vantajosa.
Além disso, é preciso lembrar que o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), pode ser utilizado como parte do saldo para amortização, desde que se cumpram algumas regras como, por exemplo: possuir no mínimo 3 (três) anos de trabalho com carteira assinada (consecutivos ou não) e residir no imóvel financiado.
Outro fator que torna a amortização um excelente negócio foi a mudança nas regras para utilização do FGTS, as quais agora permitem que o fundo seja utilizado para quitar valores de imóveis de até R$ 1,5 milhão.
Precisando de ajuda na amortização e/ou financiamento do seu imóvel? Conte com a Ágil!