Comprar meu Imóvel Agora ou Depois? Eis a Questão!
A Selic, ou juros básicos, voltou a subir depois de um grande período de queda e baixa histórica, o que aparenta ser um impedimento para novos financiamentos imobiliários, afinal, a taxa está diretamente relacionada aos custos dos empréstimos imobiliários e às taxas cobradas em contrato.
Apesar de o aumento da Selic indicar que as parcelas do financiamento ficarão um pouco mais caras, os especialistas afirmam que isso deve servir de alerta, e não como um impedimento para a aquisição de um novo imóvel.
Em comparação com os últimos anos, o valor atual dos juros, que gira em torno de 4,35% a.a., ainda é baixo e interessante para o investimento.
Assim, espera-se que o impacto no mercado imobiliário seja gradual, e não imediato, pois até o final de maio deste ano o volume de crédito liberado já corresponde a cerca de 70% do que foi apurado durante todo o ano passado.
Além disso, outros fatores podem influenciar na alta dos valores dos imóveis, como o aumento dos custos de construção, associado tanto à inflação quanto ao baixo estoque de materiais.
No entanto, existe também a insegurança de não ser possível afirmar com toda a certeza até quando irá a alta dos juros e da inflação.
Com tudo isso em mente, o conselho dos especialistas é claro: para quem tem condições de adquirir um imóvel, esse é o momento e não vale a pena esperar!
Vale lembrar que não é aconselhável tomar decisões precipitadas!
Como os próprios especialistas do mercado imobiliário avaliaram, o impacto será de médio a longo prazo, podendo-se preparar ainda um pouco e simular as melhores condições de financiamento para cada perfil de cliente!
A Ágil pode te orientar em como fazer essa simulação e como atender seu cliente com as maiores facilidades do mercado! Entre em contato e saiba como!