No meio da correria do dia-a-dia, com diversas reuniões (muitas vezes seguidas umas das outras), corremos o risco de entrar no “automático”, transmitindo informações para os nossos clientes como se estivéssemos lendo um manual de instruções, engessado e até mesmo difícil de compreender.
Isso pode trazer prejuízo para os seus negócios, uma vez que aumenta a possibilidade de os clientes se sentirem inseguros diante de você, o que demonstra a importância de oferecer um tratamento personalizado para cada cliente.
Saber olhar cada cliente como uma pessoa única é essencial para se conectar a ele, permitindo entender melhor seus gostos, desejos e expectativas.
Ainda que a relação não pareça clara, entender tudo isso te permite oferecer produtos dos quais seu cliente provavelmente irá gostar mais e, consequentemente, estar mais propenso a fechar negócio, afinal, quem nunca se irritou por receber diversas opções “sem sentido” ao experimentar uma roupa ou tênis em uma loja, por exemplo?
Além disso, demonstrar que o tratamento é único transparece preocupação com o cliente, fazendo com que ele entenda que você quer atender às expectativas dele e, efetivamente, ajuda-lo a realizar seu sonho, e não que ele é apenas mais um na folha de faturamento.
Não existem fórmulas mágicas para fazer isso acontecer, é uma questão de empatia e desenvolvimento pessoal.
Por isso hoje, nossa maior dica é a reflexão: o que você pode fazer para se conectar mais aos seus clientes?