Uma das medidas emergenciais criada para combater os efeitos da pandemia de Covid-19, presente em nosso país desde 2020, foi o auxílio emergencial, favorecendo principalmente as famílias de baixa renda e pessoas que perderam seus empregos durante o período.
No entanto, com a economia voltando aos trilhos, e muitas pessoas retornando aos seus empregos, tem se questionado a respeito de o auxílio emergencial ser, ou não, um impeditivo para que essas pessoas financiem um imóvel, e a resposta para essa pergunta é simples: não há qualquer impedimento.
Quando se trata de financiamentos imobiliários, a instituição financeira responsável irá exigir uma série de documentações, e entre elas, a comprovação de renda do interessado no crédito imobiliário. Dessa forma, mesmo que a pessoa tenha se enquadrado em uma renda baixa, – ou até mesmo sem nenhuma renda para aqueles que perderam seus empregos – se a realidade atual é outra, e se enquadra nos parâmetros necessários para o financiamento imobiliário, o banco poderá sim aprovar a liberação do crédito. Vale lembrar também que, para famílias de baixa renda, o Programa Casa Verde e Amarela tem sido a melhor forma de realizar o sonho da casa própria, garantindo juros baixos e diferenciados, além de oferecer subsídios para que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso à moradia, reduzindo o déficit habitacional presente no país.