Taxa Selic em alta: ainda é um bom momento para a compra de imóveis?

Depois de um grande período em queda, a Selic (taxa de juros que regula a maior parte dos setores da economia brasileira), voltou a subir, o que tem preocupado investidores do mercado financeiro, bem como corretores de imóveis e pessoas interessadas em adquirir seu novo imóvel.

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), este ainda é o melhor momento para se adquirir um imóvel. Isso porquê, mesmo com o aumento da Selic, ela se encontra baixa quando comparada a outros períodos da história.

Ainda que os juros possam chegar a valores de 8 ou 8,5% até o final de 2021, os especialistas afirmam que, dificilmente, chegarão aos patamares vistos em períodos como 2017, por exemplo, quando as taxas eram próximas a 11%.

Isso significa que os impactos nas prestações dos financiamentos imobiliários ainda serão pequenos. No entanto, é válido lembrar que, mesmo as pequenas alterações, podem causar um grande impacto no longo prazo.

Outro fator importante a se destacar é o fato de o mercado imobiliário estar aquecido, existindo um bom número de clientes em potencial, os quais têm sido disputados pelas instituições financeiras. Dessa forma, a negociação é facilitada, podendo-se obter melhores opções de crédito. Com tudo isso em mente, o momento é perfeito para você levar segurança para o seu cliente. Explicando que o momento ainda é excelente para adquirir um novo imóvel, realizando um bom planejamento financeiro e aproveitando as taxas de juros que ainda se encontram baixas.