Saque aniversário e antecipação de saque aniversário: qual a diferença?

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – ou apenas “FGTS” – é um dos direitos mais populares no qual os trabalhadores possuem, sendo muito comum associá-lo ao financiamento imobiliário, por exemplo. No entanto, uma nova modalidade de acesso ao FGTS foi criada pela Caixa Econômica Federal, e é chamada de “Saque Aniversário”.

Como o próprio nome sugere, a adesão ao benefício permite que a pessoa resgate o saldo do FGTS todos os anos, no mês do seu aniversário. Sendo possível ainda antecipar até três parcelas por meio da “Antecipação do Saque Aniversário”, uma modalidade de crédito ainda mais recente, e que também pode ser chamada de “Empréstimo FGTS”.

A adesão ao saque aniversário é bem simples, podendo ser feita por meio do aplicativo do FGTS no site da Caixa Econômica Federal, ou até mesmo presencialmente em uma das agências da Caixa.

É necessário apenas se atentar aos prazos: para receber o benefício ainda no mesmo ano, é preciso que a adesão seja realizada até o último dia do mês de aniversário do beneficiário.

O Empréstimo FGTS, por sua vez, possui o benefício das baixas taxas de juros em relação às demais praticadas no mercado de crédito pessoal – cerca de 0,99% ao mês. Além disso, há um valor mínimo de R$ 2.000,00 para o adiantamento das três parcelas, ou de R$ 300,00 para o adiantamento de apenas uma.

A solicitação do adiantamento é feita pela internet, mas necessita de alguns requisitos:

  • Ser maior de 18 anos ou emancipado pelos pais;
  • Estar com o CPF em situação regular;
  • Possuir conta poupança ou corrente na Caixa

Vale lembrar que a adesão, independente da modalidade, não impede que o saldo do FGTS possa ser utilizado para os fins previstos em lei (aquisição de moradia própria, aposentadoria, doenças graves, calamidade pública, etc.), sendo necessário efetuar a quitação para que o FGTS seja desbloqueado.

Agora que você já sabe sobre esse benefício, a Ágil se coloca a disposição para te ajudar nesse processo. Entre em contato conosco e saiba mais!