Blog

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp

Destaques

Qual a diferença entre incorporadora e construtora?

Apesar dos nomes serem parecidos, essas duas instituições têm duas funções completamente diferentes, principalmente na hora de tirar um empreendimento do papel. Para que vocês possam compreender quais são essas diferenças, separamos alguns pontos importantes que facilitam na hora de distinguir uma da outra.

A construtora é quem, efetivamente, realiza a obra, ou seja, é responsável por toda a parte de construção civil, máquinas, equipamentos, tecnologia, matéria-prima, canteiro de obras, etc. É também de sua responsabilidade, garantir toda a qualidade física da obra, certificando a não ocorrência de problemas como: trincas, irregularidades e imperfeições, por exemplo. Além disso, é importante que ela verifique o cronograma de execução e faça com que a entrega seja plenamente realizada.

Outro ponto importantíssimo é a segurança dos trabalhadores envolvidos, sendo de responsabilidade da construtora que a obra esteja livre de acidentes, e que todos os métodos de prevenção e equipamentos de proteção estejam sendo utilizados corretamente!

Do outro lado, está a incorporadora, que é responsável por tudo aquilo que não envolve areia e cimento. É ela quem formaliza a documentação e os registros imobiliários do empreendimento, sendo também a responsável pelo planejamento e financiamento da construção, além de possuir escritórios para negociar as vendas. Com isso, a incorporadora também acaba recebendo a maior parte dos lucros da obra, pois corre mais riscos que a construtora, afinal, é ela quem investiu o tempo e o dinheiro, – e muitas vezes é também quem contratou a construtora – fazendo uma aposta de que o empreendimento geraria uma renda lucrativa.

Algumas instituições atuam em mais de um papel, como é o caso de construtoras que também são incorporadoras e vendedoras de imóveis, enquanto outras preferem se especializar em apenas um setor, seja ele o de construção civil ou o burocrático.

A Ágil também faz parte do mercado imobiliário no tocante as documentações, por isso nos colocamos a disposição para ajudá-lo. Conheça os nossos serviços!

Últimas do blog