3 Maneiras de Fazer o seu Cliente dizer “SIM”!

O relacionamento com o cliente é um dos itens essenciais para fechar mais negócios, e para isso existem algumas técnicas, e fatores que auxiliam muito nesse processo.

• Reciprocidade

O conceito de “reciprocidade” é popularmente conhecido e, por isso, fácil de entender, podendo ser resumido na famosa frase “trate os outros como gostaria de ser tratado”.
Isso significa que, para se ter um bom relacionamento com o cliente, primeiro de tudo esse relacionamento aberto, espontâneo e agradável, deve ser iniciado por você corretor, com simpatia, alegria e engajamento.
A reciprocidade, no entanto, precisa, antes de tudo, ser sincera, para que não se fique aquele clima “forçado”, que todo mundo detesta. Além disso, é preciso que o tratamento seja “personalizado”, ou seja, individual para cada um dos seus clientes.

• Simpatia

No dicionário a definição de “simpatia” é a “capacidade de se conectar às emoções alheias”, o que, claramente, vai ao encontro da reciprocidade, sendo o item fundamental para evitar o clima mecânico citado anteriormente.
A simpatia vai muito além de um sorriso ou a boa educação. Ela passa pela sinceridade e pela forma de se tratar o cliente individualmente, entendendo seus desejos e expectativas.

• Consistência e Compromisso

Ainda que mudar um pouco o comportamento e sair do “automático” seja difícil, especialmente em épocas de grande volume de trabalho, a consistência é essencial para fechar mais negócios.
Não se deve desistir no meio do caminho apenas porque uma venda deu errado. O importante é buscar entender o que não deu certo, e o que se pode fazer para melhorar a negociação e superar as expectativas de um número cada vez maior de clientes.