Muitas pessoas acreditam que não é possível fazer qualquer tipo de negócio com um imóvel ainda financiado, isso porquê existe o dito popular de que “o imóvel pertence ao banco até o final do pagamento do contrato”, o que não é completamente verdade.
Todo imóvel financiado fica sim à disposição da instituição financeira, mas apenas como garantia de que o contrato será cumprido e todos os valores serão pagos, e isso não quer dizer que o imóvel “não pertence ao comprador” ou algo do gênero. Dessa forma, existe sim a possibilidade de negociá-lo em alguma venda, ou até mesmo alugá-lo para se obter renda extra enquanto finaliza o pagamento do financiamento.
Como o processo de locação exige a escritura do imóvel, caso o bem ainda esteja financiado, é possível utilizar o próprio contrato de financiamento como documento para realizar a locação, pois lá constam todos os dados legais e informações a respeito da casa ou apartamento.
A única exceção são imóveis adquiridos por meio de programas habitacionais, como é o caso do Programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), pois por lei, tais imóveis não podem ser locados de forma alguma antes do término do pagamento, uma vez que contam com diversas vantagens em seus contratos como, por exemplo, isenção de taxas subsídios financeiros e juros menores.
Tem dúvidas sobre essa processo e quer ser assessorado por quem entende do assunto? Vem pra Ágil! Clique aqui e entre em contato conosco.