Realizar uma simulação de financiamento imobiliário é uma excelente forma de saber se será um bom negócio adquirir um imóvel, bem como para comparar as condições de diferentes instituições bancárias, para se determinar qual delas é a mais vantajosa.
Além disso, por meio da simulação, é possível realizar um melhor planejamento do orçamento familiar, garantindo segurança e tranquilidade na hora de assinar o contrato.
Atualmente, o processo de simulação é bem simples, e na maioria das instituições bancárias (como a Caixa, o Itaú ou Banco do Brasil, por exemplo), é possível fazer tudo por meio de um formulário online, no qual é necessário preencher algumas informações como o valor do imóvel, quanto será pago de entrada e quanto será financiado, e se existem recursos a serem utilizados (como no caso do FGTS).
A partir disso, o banco irá analisar alguns pontos para fazer a simulação:
- Prazo de quitação;
- Quantidade de pessoas envolvidas no financiamento;
- Renda dos envolvidos;
- Comprometimento da renda mensal pelo valor da parcela;
- Valor de entrada;
- Saldo do FGTS;
- Profissão;
Vale lembrar que cada instituição financeira tem seus próprios critérios para definir o grau de risco em conceder o crédito imobiliário para o cliente.
Conte com a Ágil para facilitar toda a burocracia de simulação e financiamento imobiliário! Clique aqui e saiba como podemos ajudar você e a sua família!